Quem sou eu

E.M. (04.31.019) Jorge de Gouvêa, situada no Bairro de Vigário Geral com Direção de Miriam Conceição e Miriam Gomes.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Semana de Alimentação Saudável

Ter uma alimentação saudável não é preocupação apenas do indivíduo, a falta de saúde por conta de uma alimentação deficiente é preocupação da nossa escola, dos governos municipais , estaduais e federais.
O Governo Federal incentiva alimentação saudável através do site http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/cuidados-e-prevencao e nós da Jorge de Gouvêa, também fazemos a nossa parte.

A sala de leitura desenvolveu trabalhos diferenciados junto aos professores, veja:









A Professora do Projeto 4º ano- Nenhuma Criança a Menos desenvolveu o Projeto Vitaminas compramos na feira: alimentação saudável.

"Para iniciar projeto levei os alunos na horta e lá fizemos listas do que poderia fazer parte das nossas refeições.
 Na segunda etapa transcrevi a lista deles para o quadro e fizemos uma lista única. Enfatizei a leitura das palavras que eles tinham escrito no caderno e confrontei os possíveis erros de ortografia  com todo o grupo, para que juntos pudéssemos chegar à escrita certa das palavras.
Passamos cada item da lista para papéis individuais, reescritos corretamente por eles.
  Na terceira etapa trabalhamos Corpo Humano e alimentos necessários para uma vida saudável, então separamos os itens escritos individualmente, em 3 grupos de alimentos: reguladores, energéticos e construtores. Ressaltei a importância de cada um para o bom desenvolvimento humano. Utilizei um vídeo para ilustrar a fala:    https://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8.
 Na quarta e última etapa, trabalhamos a feira dentro de sala com vegetais colhidos da própria horta. Nessa atividade aproveitei para  trabalhar Sistema Monetário e as quatro operações com cálculo mental : recortamos os dinheirinhos, distribuí uma quantia para cada e coloquei dois vendedores para dar o troco.
Todos tiveram a oportunidade de comprar com os dinheirinhos  e de levar pelo menos dois vegetais para casa. Cada um que ia até feira tinha que calcular quanto iria gastar e quanto receberia de troque se caso houvesse. Pedimos a participação de outras professoras e alunos da escola ."

 http://profarosanarodrigues.blogspot.com.br/











O trabalho foi bem conscientizador!

Mais um trabalho aprovado pela Equipe Jorge de Gouvêa!

 Equipe Jorge de Gouvêa

2 comentários:

  1. Trabalho maravilhoso e inspirador. Que o blog possa chegar a um grande número de profissionais para que mobilizem-se e saibam que trabalhar com educação "dá trabalho", mas que o resultado vale a pena. Professora, esta aula atende a requisitos importantes de um bom trabalho pedagógico: interdisciplinaridade, contextualização, aplicabilidade, sentido e, sobretudo, afetividade.
    Parabéns!
    Higor Linhares
    Pedagogo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho de Educação alimentar e nutricional.

    ResponderExcluir