Quem sou eu

E.M. (04.31.019) Jorge de Gouvêa, situada no Bairro de Vigário Geral com Direção de Miriam Conceição e Miriam Gomes.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sala de Leitura

Este ano temos uma nova professora na Sala de Leitura, Professora Mônica.
A professora trabalha com promoção da leitura em todos anos escolares. Realiza trabalhos que desenvolvam a expressão oral e o resgate do prazer da leitura nos alunos mais velhos.Trabalho esse, que se justifica pelo objetivo da Prefeitura  de  transformar a Cidade em uma Cidade de Leitores e a FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO .

"Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública."

http://democracianaescola.blogspot.com.br/2011/10/cabe-escola-formar-cidadaos-criticos.html
O “ato de ler”, busca a percepção crítica, a interpretação e a “reescrita” do lido pelo indivíduo, como já dizia Freire e essa capacidade deve ser aguçada pelos Educadores, Pais e Sociedade.
A família influencia  diretamente no gosto pela leitura dos filhos, seja pelo hábito de ler  ou pela falta dele. A família tem papel importante nessa aptidão, a criança vive de exemplos .
Aproveite as dicas de como incentivar os filhos a ler e comece já:

1)Respeite o ritmo do seu filho. 
2)Siga o gosto do seu filho.
3)Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano.
4)Incentive a leitura antes de dormir.
5)Improvise representações dos livros.
6)"Publique " o livro do seu filho.
7) Ajude-o a ler melhor.
8) Não pare de ler para ele. 
9) Frequente livrarias e bibliotecas.

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml

A Jorge de Gouvêa está fazendo o seu papel e você ? Está? Pense!





  
Equipe Jorge de Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário