Quem sou eu

E.M. (04.31.019) Jorge de Gouvêa, situada no Bairro de Vigário Geral com Direção de Miriam Conceição e Miriam Gomes.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Comer, comer, comer

Em tempos de Projeto Saúde na Escola, vale ressaltar também a importância de uma alimentação saudável e nada mais justo do que falar de alimentos de fácil acesso e que fazem parte da base de nossa alimentação: frutas, legumes e verduras. Hoje em dia , muita gente quer ter sua própria horta em casa, até pessoas que moram em apartamentos fazem  hortas suspensas em suas varandas.Tudo isso para não deixar de consumir alimentos saudáveis para o corpo.
Abaixo temos uma pirâmide almentar que mostra o devido lugar de cada alimento em nossa dieta diária.


              http://www.anutricionista.com/wp-content/uploads/2008/09/piramide-alimentar.jpg

Na Jorge de Gouvêa, os alunos, a comunidade e até funcionários têm a sua própria horta liderada pelo Sr. Antônio, figurinha simpática, educada e muito conhecida pelos integrantes dessa comunidade escolar. Todos o chamam de seu Antônio da Horta. Já faz um tempo que ele lidera o Projeto Horta Comunitária em nossa escola e o facilitador das ações é o fato de que ele está inserido na comunidade escolar, ele é morador do bairro.
A horta já foi cenário de vários trabalhos sobre Ciências: plantio, germinação, alimentação, feiras e segue até hoje realizando seu papel social que é disponobilizar alimentos saudáveis para a comunidade escolar. Além de legumes, frutas e verduras lá ainda tem ervas medicinais: erva cidreira, capim limão, cana do brejo e entre outras. Sempre que é preciso algum funcionário recorre ao seu Antônio da horta à procura de um folhinha pra fazer um chazinho .
A horta da Jorge é um referencial para as crianças e comunidade. Segue abaixo algumas fotos recentes de nossa horta .








                                                         Seu Antônio da horta


                                                           Seu Antônio e seu Expedito




Não é linda nossa horta?
Na Jorge, a alimentação saudável faz parte do nosso dia a dia!!

Equipe Jorge de Gouvêa. 

2 comentários:

  1. Que saudade desse trabalho! Parabéns pela conquista de vocês! Sempre sonhei com esta realização. Muito legal e super importante para as crianças. Estou morrendo de vontade de voltar a trabalhar nesta Escola. Por favor, mostrem esta nova Jorge para a SME. Esta gestão é show! Estes professores são 10!!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos fazendo isso Júlia!!
    Obrigada pelo carinho!!

    ResponderExcluir